De Bolama para a America do Sul
A historia da travessia do Atlantico pela frota de Ítalo Balbo esta disponível (em italiano) no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Tl5lvY3fd9w
Em ingles aqui vai a historia de Italo Balbo contada pelo The Wolfsonian FIU https://www.youtube.com/watch?v=s17Mu7_Q2Q4
Bolama antiga capital da Guiné surge como o ponto mais perto da America do Sul facilitando assim a travessia do Atlantico por hidraviões. A primeira historia que merece ser contada é a historia do comandante Italo Balbo digno representante do regime fascista de Benito Mussolini, que em 1930 decide utilizar Bolama como ponto de partida para a travessia do Atlantico por uma esquadrilha de hidraviões.
E importante mencionar que Italo Balbo não era do agrado dos socialistas italianos porque responsável do assassinato de Matteoti deputado italiano. Ver:
A historia destes 15 hidroaviões partidos de Italia com destino ao Brasil é muito interessante.
A l’occasion de cette croisière, une médaille fut produite:
Algumas fotografias dos hidroaviões de Balbo:
O Jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro publicou uma serie de artigos sobre a expedição de Italo Balbo. Ver em particular os números de 24 de Dezembro de 1930, 4 de Janeiro, 10 de Janeiro, 15 de Janeiro e 20 de Fevereiro de 1931.
Outras fotografias tiradas do livro de Balbo:
Monumento mandado executar em Bolama pelo governo italiano como homenagem a Italo Balbo e equipagem:
Mas antes da travessia executada por Balbo houve outra travessia feita em 1927 no hidravião Argos comandado por Sarmento Beires.
Em Agosto de 1933, a revista satírica Belga “Pourquoi pas” publica um artigo sobre Balbo que revela um tipo sem escrúpulos, brutal e digno eventual sucessor de Mussolini.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Veuillez laisser votre commentaire et votre mail. Merci